O Dia do Consumidor já deu a largada e, conforme o esperado, as compras online no Brasil estão a todo vapor. Uma pesquisa conduzida pela YouGov mergulhou nos padrões de compra no início de março, revelando uma preferência marcante dos brasileiros por produtos e serviços financeiros, como empréstimos e seguros, que lideram as aquisições digitais com 59,1% da preferência.
Em paralelo, quase metade dos respondentes (42,5%) optaram por adquirir passagens e reservas de hospedagem, apontando para uma tendência de viagens.
O interesse por moda não fica para trás, com 34,2% dos entrevistados admitindo adquirir uma quantidade significativa ou até mesmo todo o seu vestuário e calçados online. Os produtos de beleza e saúde também têm sua fatia, capturando a atenção de 24,8% dos consumidores.
O estudo destaca ainda a eficácia das redes sociais em atrair consumidores, tanto os aficionados por compras online quanto o público em geral, com 40,8% dos compradores online afirmando ter realizado uma compra após serem impactados por um anúncio, superando os 36,7% da população em geral.
David Eastman, diretor-geral da YouGov no Brasil, aponta para as exceções na eficácia publicitária, como as campanhas de TV, que têm um desempenho inferior entre os entusiastas do e-commerce, e os outdoors, que apresentam resultados semelhantes tanto para o público digital quanto para o geral.
Mesmo com uma preferência declarada pelo e-commerce, 40% dos brasileiros ainda visitam lojas físicas para conferir os produtos antes de efetuarem suas compras online, evidenciando a importância de uma estratégia omnichannel.
Além disso, a prática de comprar online e retirar em loja física (“clique e retire”) também se mostrou popular, assim como a tendência de ver um produto pessoalmente antes de comprar online e a utilização de aplicativos para concluir compras dentro das lojas físicas, destacando um comportamento de compra híbrido entre os brasileiros.
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